TRATAMENTO ORTODÔNTICO

O tamanho e posição dos dentes é geralmente herdado, mas os dentes fora do sítio podem também ser o resultado de acidentes, como a perda precoce de dentes de leite, ou de hábitos, como a chucha. Os problemas mais comuns são:

  1. Falta de espaço – Apinhamento.
  2. Dentes de cima estão por dentro dos dentes de baixo – Mordida Cruzada Lateral.
  3. Maxilar inferior ou mandíbula encontra se muito recuado – Retrognatismo
  4. Maxilar inferior ou mandíbula encontra se muito avançado – Prognatismo
  5. Dentes superiores encontram-se salientes – Proalveolia superior.
  6. Dentes inferiores encontram-se adiante dos dentes superiores – Proalveolia inferior

A correção da posição de dentes pode alterar o aspecto facial conferindo-lhe contornos e proporções mais harmoniosas e agradáveis, melhorando o aspecto e a auto-imagem.
Os dentes desalinhados e apinhados são mais difíceis de limpar estando por isso mais sujeitos a cáries e a problemas de gengivas ao longo da vida. Os dentes salientes estão mais sujeitos a fracturas. Os dentes direitos oferecem as condições adequadas para manter uma dentição sem problemas ao longo da vida.

Há uma variedade grande de aparelhos removíveis ou fixos desenhados para moverem os dentes e as arcadas maxilar e mandibular para a posição desejada. Os aparelhos fixos são hoje dos aparelhos, mais comuns.

A colocação do aparelho fixo não provoca dor porque o aparelho é colado sobre os dentes. Depois de serem colocados ou ajustados provocam uma ligeiro desconforto, sobretudo ao mastigar, durante os primeiros dias. Ao fim da primeira semana o desconforto desaparece na quase totalidade dos casos.
A saliva contem milhões de bactérias que se juntam à superfície dos dentes, multiplicando-se rapidamente e formando uma camada a que chamamos placa bacteriana, acumula-se também nos brackets e nas bandas utilizadas na correcção ortodôntica. A placa bacteriana é responsável pelas cáries e pela doença periodontal que afecta as gengivas e outras estruturas de suporte dos dentes.

  • As fases do tratamento:

Estudo e análise da radiografia de perfil, modelos e fotografias bucais bem como a história clínica e familiar.
A partir desse estudo é que é possível saber qual o tipo de aparelho a utilizar.
O tempo de tratamento activo, em média, dura dois anos.

O Cirurgião Dentista iniciará o tratamento ortodôntico quando mantiver uma boa higiene oral. Nas correcões com ortodontia fixa, os brackets e bandas são difíceis de limpar, exigindo uma escovagem mais cuidadosa. outros auxiliares de higiene são aconselháveis fio dental, escovilhões e destartarização quando necessário no consultório.